Tema da aula: Sinais de Pontuação
Finalidade da aula: Reconhecer a finalidade da pontuação na leitura e usar na escrita a pontuação necessária no diálogo.
Ano: 3° Ano do Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa
Objeto(s) do conhecimento: Discurso direto e indireto/pontuação
Habilidades da BNCC: EF35LP30/ EF03LP07
Vídeo sobre Pontuação: https://youtu.be/_pZXCC5pCCQ
Sugestão de texto: Livro de História infantil: A Rebelião da Pontuação
Sinopse: Você já pensou no que aconteceria com a sua redação ou com os livros se os sinais de pontuação entrassem em greve? Pois é isso que acontece no livro A Rebelião da Pontuação, de William Tucci. Quem acaba tendo de resolver o problema é Bruno. Afinal, a greve está atrapalhando muito a sua vida, pois ele precisa que os sinais de pontuação continuem trabalhando. Vale a pena descobrir como Bruno resolve esse problema.
Em seguida, dialogue com a turma sobre o poema retratado:
· Qual é o título do poema?
· Qual é o assunto abordado no poema?
· Você conhece algum sinal de pontuação? Qual?
· Existe algum sinal de pontuação que você não conhecia? Qual?
· Quantos e quais são os sinais de pontuação que aparecem no poema?
· Para você, existe algum sinal de pontuação mais importante? Qual? Por quê?
Logo após, organize a turma em duplas e proponha a construção de frases para utilizar os sinais de pontuação. Como dica, introduza a frase e deixe os alunos completarem, assim facilita a utilização e o entendimento da pontuação.
PONTO FINAL (.)
Eu vou ____________
Se______________
Eu acho____________
Não_____________
PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)
Quantos ____________
Posso______________
Qual é____________
Quem foi que_____________
PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!)
Como ____________
Que______________
Nossa, como____________
Quem foi que_____________
Puxa, que _____________
VÍRGULA (,) E RETICÊNCIAS (...)
Na escola aprendi ____________
Na feira comprei______________
Na minha casa____________
Nenhum comentário:
Postar um comentário