R ou RR?
Finalidade da aula: Usar R ou RR em palavras, empregando adequadamente as regularidades
Língua Portuguesa, 3°ano Ensino Fundamental
Objeto(s) do Conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Habilidades da BNCC: EF03LP01 - Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas.
Apresentar a proposta da aula para os alunos, que é analisar as regularidades do uso das letras R ou RR.
Vídeo sobre Ortografia R ou RR = https://youtu.be/hVdONE97YxA
Dinâmica:
1) O professor poderá falar algumas palavras e juntamente com os alunos analisá-las quanto à presença do som R forte ou R fraco, (ex: carro, caro, rosa, bezerro, rua, carta, andorinha). Neste momento, não estamos interessados em saber se a grafia das palavras é com R ou RR, queremos apenas chamar atenção para o som.
2) Em seguida à análise coletiva, distribuir para as duplas o conjunto de imagens abaixo e uma folha azul e outra amarela. Solicitar que eles separem as imagens em dois grupos e colem sobre o papel azul aquelas palavras que, quando falamos, tem o som do R forte e sobre o papel amarelo, as que tem o som do R fraco. Fazer uma leitura coletiva das imagens previamente pode evitar que surjam dúvidas na nomeação das mesmas.
Atividade:
AULA REFERENTE AO DIA: 09/07/2021
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